Texto velho...

Pequenas rabugices
.
Chovia lá fora. Na opinião dele, todas as histórias passadas em Curitiba devem começar assim. Mesmo que não chova todo dia. Para ele, é quando chove que a cidade mostra a que veio e é nesse instante que as histórias deixam de ser universais para ser tipicamente curitibanas.
.
De qualquer forma, chovia lá fora. Mas a cidade não era mais Curitiba. Ele era mais um curitibano perdido em Florianópolis. Um curitibano que já viu a ponte, já andou no elevador panorâmico do shopping, já visitou a Joaquina, a Praia Mole, os Ingleses e até a Barra da Lagoa. Agora, o tédio pairava no ar.
.
Se fosse Curitiba, haveria muito que fazer. Não era uma chuvinha a toa que abalaria a cidade. O pessoal de barriga verde não sabe se divertir fora de temporada. Não sabe agradar turista. Mesmo quando faz sol. Em Curitiba não tem praia, mas tem pelo menos uma sorveteria a cada quatro quadras – sim, ele já contou. Já nesta cidade não tem sorvete bom, nem bares divertidos, nem comércio 24 horas, nem nada que preste.
.
Só a chuva lá fora. Ninguém nas ruas.
.
***
.
Sol! Calor! Quer coisa melhor? Para ela, Floripa era o melhor lugar para se fazer música. Mesmo que o verão não seja eterno. Ela acredita que nesses momentos é que se vive de verdade, em contato com as outras pessoas e toda essa alegria que só o pessoal de Florianópolis tem.
.
Nesse dia fazia sol e calor. Mas ela não estava em Florianópolis. Era Curitiba que a surpreendia com o trânsito caótico. Ela já havia passado pela Pedreira, pela Ópera de Arame, pelo Jardim Botânico, pelo Parque Barigüi, por alguns shoppings e até pelo Parque Tanguá. O cansaço era grande.
.
Em Florianópolis ela não teria andado tanto. Ela achou incrível como as coisas são distantes em Curitiba. Gente que toma leite quente, não planeja a cidade para os turistas. Imagina quando chove! Se fosse Florianópolis, o trânsito no centro não seria tão estressante e as pessoas saberiam informar melhor onde ficam as coisas. Só nesse dia já havia recebido duas informações erradas. Levou quase uma hora para conseguir voltar.
.
O sol brilha forte. Os sorrisos não.
.
***
.
Apesar desse desencontro, os dois conseguiram se ver. A amizade que começou virtual se tornou um namoro de verdade e eles foram juntos para Porto Alegre onde puderam reclamar juntos da cidade dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário