Texto irritado...

Diário de Renata versus UTFPR
.
24/07/2009 – sexta-feira
.
Manhã: Vou à UTFPR. Pergunto na Divisão de Estágios e Empregos se posso fazer estágio obrigatório. A atendente diz que está tudo certo. Depois de impresso o contrato, eu só teria que levar no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (Dadin) para arranjar um orientador.
.
Noite: Vou fazer a matrícula no Portal do Aluno da UTFPR. O sistema dá erro e o requerimento não é aceito.
.
27/07/2009 – segunda-feira
.
Noite: Saio do estágio e vou fazer matrícula no plantão da UTFPR. A atendente fala que é normal o requerimento não ser aceito quando o aluno deseja fazer apenas estágio. Ela recomenda que eu imprima a página da internet que diz que o requerimento não foi aceito e o apresente na secretaria na volta às aulas.
.
03/08/2009 – segunda-feira
.
Manhã: O início das aulas foi adiado devido à gripe suína. Vou até o Dadin perguntar quem poderia ser meu orientador. Converso com a responsável por fazer as matrículas em estágio e ela me diz que tenho uma dependência do 2º período e por isso não poderei ser matriculada. Além disso, ela me conta que apareço como desistente no sistema e, portanto, não sou mais aluna da instituição. Vou até a secretaria, explico a situação e recebo a orientação de pedir matrícula na minha dependência.
.
12/08/2009 – quarta-feira
.
Tarde: Continuo como desistente no sistema. Recebo um e-mail e uma ligação da minha mãe avisando que a professora Ivone da UTFPR me ligou e pediu para eu entrar em contato com ela com urgência.
.
Noite: Após o estágio, vou até o Dadin. Na porta, um aviso diz que não haverá atendimento durante aquela semana.
.
17/08/2009 – segunda-feira
.
Manhã: Vou até o Dadin e descubro que a professora Ivone atende às quartas-feiras das 14h às 17h. A secretaria, Julieta, gentilmente checa as planilhas no computador e me diz que meu pedido está com a professora Ivone e que eu ainda estou como desistente no sistema. Ela me passa o e-mail da professora para que eu adiante o assunto por e-mail. É o que eu faço.
.
18/08/2009 – terça-feira
.
Manhã: Escrevo o e-mail para a professora Ivone.
.
Bom dia, professora
.
Recebi o recado de sua ligação, mas quando fui ao Departamento ele não estava funcionando. Ontem de manhã fui novamente até lá e soube que seu horário de atendimento é na quarta-feira das 14h às 17h. Como trabalho das 13h30 às 18h, gostaria de tentar adiantar o assunto para me ausentar o menos possível de minhas funções. Sei que o meu requerimento de rematrícula chegou às suas mãos, mas não sei que tipo de informações a senhora precisa para aceitá-lo.
.
Atenciosamente,
Renata Bossle
.
(41) XXXX-XXXX (número do meu celular)
.
Noite: Ao chegar em casa, meu irmão avisa que a professora Ivone ligou novamente e pediu o número do meu celular. Mas ela não me ligou.
.
19/08/2009 – quarta-feira
.
Tarde: Peço para sair do estágio para resolver a situação na UTFPR. Ao chegar, o Dadin está com as portas fechadas, mas há pessoas lá dentro. Sem abrir a porta, Julieta me avisa que a professora Ivone trocou seu horário de atendimento com a professora Maria Leni, pois a segunda tem uma consulta médica. Devo ir ao Dadin na quinta-feira, das 14h às 17h.
.
20/08/2009 – quinta-feira
.
Tarde: Novamente, peço para sair do estágio para resolver a situação na UTFPR. Ao chegar lá novamente encontro o Dadin com a porta fechado. Como há uma luz acesa, bato na porta várias vezes, mas ninguém atende. Vou até a secretaria e pergunto o que pode ser feito a respeito. O atendente, um senhor muito atencioso, diz que não pode fazer nada, nem ao menos ligar para ver se há alguém lá dentro. Pergunto se ele pode me passar o número do departamento. Ele me diz que o número da central é 3310-4545. Ligo e sou transferida para o Dadin. Após alguns segundos, uma voz masculina adolescente me atende. Pergunto pela professora Ivone e sou informada de que ela está em um simpósio. O atendente acrescenta que também estava precisando falar com ela. Ele anota meu recado que inclui, mais uma vez, o número do meu celular.
.
Noite: Ao chegar, vejo que recebi a resposta da professora:
.
Bom dia Renata,
.
Gostaria de saber quais disciplinas faltam para vc concluir o curso.
.
Só posso aceitar o seu pedido de reingresso se vc for concluir alguma delas.
.
So for estágio ou TD, a matrícula será feita pelo Dadin. Se for alguma outra disciplina, só no semestre vem...ok?
.
Não precisa vir até a UTFPR, podemos resolver por e-mail mesmo.
.
Aguardo retorno.
.
Eu respondo:
.
Bom dia professora,
.
Para concluir o curso preciso de Teoria e Prática da Cor (do segundo período) e todas as matérias dos demais períodos. Além de estágio e TCC.
.
Fui até à UTFPR ontem e fui informada que seu horário foi alterado para quinta-feira, mas fui lá novamente hoje e o Dadin estava fechado. Caso seja necessário nos encontrarmos, gostaria de saber qual é o seu horário de trabalho.
.
Atenciosamente,
Renata
.
Obs.: Em anexo segue meu histórico.
.
Em pouco tempo recebo uma resposta:
.
Oi Renata,
.
Não entendi. Pq não se matriculou na data? Vc quer fazer matrícula agora?
.
Desculpe, confundi seu caso com os alunos que estão desistentes no sistema acadêmico.
.
Nosso departamento está com horários diferentes só para manter o funcionamento, por isso meu horário de permanência lá não estão batendo.
.
Mas, se o que eu entendi é que vc não se matriculou, não posso ajudar muito, agora que o prazo já esgotou.
.
Se precisar falar comigo pessoalmente, estarei semana que vem nos horários normais.
.
Att. Prof. ivone
.
Ao que respondi imediatamente:
.
Oi professora,
.
Eu fiz a matrícula no prazo, mas queria me matricular apenas em estágio obrigatório. Como dava erro, fui até a UTFPR perguntar se estava fazendo tudo certo. A pessoa que estava ajudando nas matrículas falou que era normal o requerimento não ser aceito e que eu deveria imprimir e resolver isso assim que as aulas começassem.
.
Mesmo com o adiamento das aulas, fui até ao Dadin e perguntei o que eu deveria fazer, foi então que descobri que não poderia fazer estágio obrigatório sem ter terminado todas as matérias do 2º período e estar cursando alguma do 3º ou posterior. Anteriormente, eu havia ido ao local onde cuidam do estágio e me falaram que não haveria problema.
.
Por isso, fui até a secretaria e pedi matrícula em Teoria e Prática da Cor, minha dependência no 2º período. Coloquei em anexo no requerimento a folha impressa que comprova que eu tentei fazer matrícula pelo sistema.
.
Como fui orientada por uma funcionária da instituição a resolver a situação apenas quando as aulas começassem (o que ainda não aconteceu), não entendo porque o problema não pode ser resolvido. Imaginei que a professora fosse a responsável por resolver esse tipo de situação, uma vez que meu pedido de rematrícula foi passado para as suas mãos.
.
Atenciosamente,
Renata Bossle
.
.
.
Não sei quando isso será resolvido – se isso for resolvido. Só sei que não sei em que horário devo ir ao Dadin, uma vez que a professora Ivone falou em “horários normais” apenas...

5 comentários:

  1. Burrocracia dos sistemas... Imagina quando chegar a minha vez... =X

    ResponderExcluir
  2. A Julieta é uma mosca morta.

    ResponderExcluir
  3. É complicado a situação do Departamento!

    Num dos casos que tentei contato com a Coordenadora, esta ficou atentendendo o telefone para marcar um café com uma amiga. Não consegui resolver ela teve que sair pois a amiga chegou.

    Este é nosso Departamento

    ResponderExcluir
  4. A batalha entre o DADIN e a coerência continua...

    ResponderExcluir