Dicionário Aquoso
Água de barita, água de barrela, água de bromo, água de cal, água de cloro, água de cristalização, água de hidratação, Água de Javel, água de louro-cereja, água de muro, água de rosas, água destilada, água de telhado, água do monte, água dura, água lisa, água lustral, água meteórica, água mineral, água natural, água oxigenada, água panada, água pesada, água potável, água residual, água sanitária, águas colatícias, águas continentais, água de janeiro, águas de março, águas dormentes, águas lacustres, águas passadas, águas selvagens, águas territoriais, água termal, água tremida, água vegetomineral, água que não acaba mais.
Quão belo e útil é esse óxido de diidrogênio, líquido, incolor e essencial à vida, cuja fórmula é H2O, e, quantos nomes tem! O nome da parte líquida do globo terrestre pode ser utilizado para designar o grau de transparência e brilho do diamante ou de outras pedras preciosas, portanto a palavra água não é apenas e tão somente mais um tema-chato-de-redação-que-as-professoras-passam-todo-ano, mas, sim, algo que merece ser estudado, sem dúvida.
Não seria muito difícil descrever cada uma das “águas” que citei no primeiro parágrafo, pois eu apenas copiei de um verbete de um dicionário, a partir do qual posso retirar também todas as definições e onde encontrei verbetes específicos para: água-benta, aguaça, aguaçal, aguaceira, aguaceiro, aguacento, aguada, água-da-colônia, água-de-cheiro, água-de-colônia, água de flor, aguadilha, aguado, aguador, água-forte, água-fortista, água-furtada, aguagem, água-má, até aguazil, o qual, aliás, nada tem a ver com o tema desse texto. Também poderia fazer uma lista, e um texto realmente divertido, expondo as diversas expressões onde se usa a palavra água para significar desde “você é um mal-agradecido” até “preciso ir ao banheiro”. Porém decidi que o assunto não deve ser tratado com leviandade e tratarei a partir desse ponto sobre a tentativa das pessoas de acabar com essa substância sinônima de vida, saúde e felicidade.
No mesmo dicionário onde podemos nos divertir lendo sobre a água podemos ler sobre a desgraça existente no significado do verbo poluir: sujar, corromper, tornando prejudicial à saúde, macular, profanar, cometer ação infamante, perverter-se. Dessa vez não adianta procurar trocadilhos ou derivados engraçadinhos, pois poluição, polução, poluente, poluível e poluto têm significados tão horríveis quanto os desse verbo, porém no meio de toda essa desgraça há o verbete Pólux, o nome de uma estrela. Mencionei isso por achar que realmente uma estrela pode brilhar nos corações humanos e fazer todos nós acreditarmos que tudo pode melhorar, só depende de que cada um faça a sua parte, por mais clichê que isso soe.
“Operação mental que por meio da dedução ou da ilação consegue reduzir diversos elementos analisáveis a um resultado lógico”, foi isso que encontrei ao procurar “solução”, pode parecer algo complexo em uma primeira lida, porém a solução para se entender claramente isso estava algumas linhas abaixo (você pode considerar um trocadilho se quiser, ou uma bobeira minha procurar uma solução em “solução”) com o seguinte trecho: “Aquilo com que se dá por encerrado um assunto, conclusão, desfecho”. Agora, juntando tudo o que eu já pesquisei posso formar uma frase lógica, da qual conheço realmente todas as palavras e já sei o tamanho da complexidade existente na procura de uma resposta. Qual é a solução para a poluição da água?
Obviamente não espero que uma estrela brilhe na mente e no coração de todos e então tudo se resolve como mágica, mas existem algumas palavras-chave que podem ao menos fazer o leitor pensar um pouco com relação às suas atitudes sobre o assunto.Uma dessas palavras é “consciência”, a faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados. Essa é extremamente usada e normalmente quando vemos os políticos ou jornalistas a falando vem acompanhada do termo popular (normalmente empregada com o sentido de “do, ou próprio do povo”, mas também pode significar vulgar, trivial, ordinário). Acredito que a conscientização (ato de dar consciência) possa ser uma importante arma não só quando o assunto é a poluição das águas, mas em diversos outros casos e para que ela ocorra além das famosas propagandas de televisão, que dão um gasto federal (isso pode ser considerado mais um trocadilho, ou não) é necessária uma educação política de qualidade, ou seja, investimentos (aplicação ou emprego de capitais em negócios).
Outro termo a ser considerado é humanidade ou natureza humana, que pode significar benevolência, clemência e compaixão (não é brincadeira, estou olhando no dicionário), por isso creio que a Pólux em que acredito está aqui. Essa é a estrela de primeira grandeza com a qual todos nascemos, embora muitos a esqueçam com o passar dos anos e a dureza da vida, porém são esses sentimentos próprios de nós, humanos. Temos entre as palavras próximas a esse verbete humanizar (tornar benévolo, afável, tratável, humanar) e humanitário (que visa ao bem-estar da humanidade), todas palavras que podem nos fazer refletir sobre o tipo de humanos que somos.
É realmente incrível a solução a qual cheguei com tudo isso. A água, não que eu duvidasse disso antes de começar a escrever, é extremamente necessária para a humanidade e para mantê-la devemos apenas seguir os princípios mais nobres de nossa natureza, a ignorância (condição de quem não é instruído, estado de quem ignora ou desconhece alguma coisa) pode ser terrível, porém com um pouco de boa vontade é possível superá-la, em seus níveis básicos quero dizer, afinal há muitos interesses por trás da ignorância do povo, mas isso é tema para outra redação, na qual podem aparecer termos bem mais ofensivos do que poluição, como ganância e corrupção, além é claro de capitalismo, socialismo, igualdade e novamente humanidade.
Fonte de Pesquisa: Dicionário da Enciclopédia Microsoft Encarta
Rê, esse seu texto... bom , vc já ouviu muito elogios, claro, mas ele é realmente muito bom! Tá, vou ser sincero, não acho que seja o seu melhor, mas não deixa de ser ótimo, né? Parabéns pelo prêmio, foi merecidíssimo!
ResponderExcluirBjus!